Páginas

09 dezembro, 2007

A Promessa do Pai - O Espírito Santo


A Promessa do Pai

Desde a ruptura da amizade dos Homens com Deus, por causa do pecado original, o Pai traçou um plano amoroso para nos resgatar, reatar a união com Ele.
No Antigo Testamento, Deus foi revelando Seu plano de enviar o Espírito Santo. Em Isaías, 35, há um trecho que diz : " Tomai ânimo, não temais! Eis vosso Deus!...Então se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos; então o coxo saltará como um cervo e as línguas dos mudos darão gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto e torrentes na estepe". Mais adiante, no capítulo 44, o Profeta Isaías torna a revelar as promessas de Deus: "Porque derramarei água sobre o solo sequioso, fá-la-ei correr sobre a terra árida, derramarei meu espírito sobre tua posteridade, minha bênção sobre teus rebentos". Em Joel 3, 1, temos: "Depois disto, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo...". Por intermédio dos Profetas o Senhor ia prometendo a vinda do Messias e, consequentemente, a vinda do Paráclito Consolador.

Inicialmente, o Espírito Santo não era conhecido pelos Homens, embora desde sempre
existisse. Estava presente na criação. Em Gênesis está escrito que na criação do mundo, a terra estava vazia, informe e havia trevas e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. (Gen 1,2b) No decorrer do Antigo Testamento, vemos que o Espírito de Deus era derramado somente para algumas pessoas, a fim de movê-las a uma ação especial. Esta unção era temporária, e beneficiava aos escolhidos por Deus, os Juízes, os Reis, os Profetas, entre outros. O Espírito Santo era chamado de Ruah, que significa vento, sopro, hálito. Era tido como algo proveniente de Deus, mas não Deus.
Foi Jesus quem O revelou como Pessoa divina, a terceira da Trindade. No Novo Testamento, o Espírito Santo está diretamente ligado a Jesus e as Suas ações. Encontramos várias descrições do Espírito Santo como: pomba, vento, água, fogo. E assim, o Messias prometido, Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, com Sua morte na Cruz nos resgatou por inteiro e com sua ressurreição cumpriu-se a promessa. Fora nos enviado o Espírito Santo de Deus no dia de Pentecostes, porém não somente para os presentes naquele momento e local; mas sim para toda a humanidade.
O Espírito Santo nos foi dado para nos auxiliar em nossas fraquezas. É Deus em nós, nos unindo a Deus. É Deus em nós, orando a Deus. Sempre que tivermos consciência de Sua presença, podemos contar com Sua força, basta nos esvaziarmos de nós mesmos e nos entregarmos à moção poderosa do Espírito Santo agindo em nós. É Ele quem nos impulsiona para o Senhor e a tudo que se refere a Ele. O livro do Apocalipse 7, 16 diz: "...porque o Cordeiro, o que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará as fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos". Ainda no Apocalipse, no capítulo 22: "Mostrou-me então o anjo um rio de água viva resplandescente como cristal de rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro".
Tudo o que vem do Senhor vem em abundância, Deus não coloca limites no derramamento
de Suas graças. Portanto, ao pedir dessa Água que nos saciará plenamente, do nosso coração também jorrará desta água. É o Senhor quem assim quer. Ele quer que nós também sejamos pequenas fontes para que possamos saciar a sede daqueles que Ele nos confiou. Temos a confirmação no Evangelho de São João 7,37-39 : "...estava Jesus de pé e clamava: "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, do seu interior
manarão rios de água viva. Dizia isto, referindo-se ao Espírito Santo que haviam de receber os que cressem nele; pois ainda não fora dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado". O Apocalipse, Cap.22,17, também nos diz: "O Espírito e a Esposa dizem: "Vem!’ Possa aquele que ouve dizer também: "Vem!" Aquele que tem sede, venha! E o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida".
Digo a você, Vem! Vem saciar a sua sede com o Espírito Santo e matar a sua fome com a
Palavra de Deus. O Espírito Santo é Deus em nós, nos revelando Deus.

Autor não identificado

Nenhum comentário: